domingo, 15 de julho de 2007

Em que canal??

Em um comentário a um post anterior o Marcelo me criticou por assistir ao jogo do Brasil pela Globo quando o mesmo estava sendo transmitido pela ESPN Brasil. O comentário dele me deu a idéia de escrever sobre o processo de escolha da emissora quando um jogo é transmitido em mais de um canal.
Costumo usar alguns critérios na escolha. São eles:

  • Qualidade da imagem
  • Delay da imagem
  • Comentaristas
  • Exibição de outros resultados e gols da rodada

Na maioria das vezes a ordem de importância é essa aí mesmo.
Em uma transmissão ao vivo, sinceramente, vale muito mais o que estou vendo do que ouvindo. Informações básicas sem muitas asneiras são o suficiente pra me deixar satisfeito.
Isso explica que a qualidade da imagem seja o principal quesito. Além disso é o que mais varia de uma pra outra. Não sei em outras operadoras de TV, mas na Net, que é a que tenho em casa, a imagem da Globo é invariavelmente a melhor, muito melhor que a ESPN Brasil, por exemplo, que é a pior, quase sempre.
No jogo de hoje entre Brasil e Argentina pela final da Copa América, o decisivo foi o segundo quesito. Pra fugir do Galvão e Arnaldo, abri mão da melhor imagem da Globo e fui pro Sportv, cuja qualidade é só um pouco inferior. Fiquei lá até o primeiro gol do Brasil. Júlio Batista marcou, e eu já sabia disso antes mesmo dele chutar a gol. Não sou vidente, apenas ouvi a comemoração de vizinhos eufóricos.
Por algum motivo o sinal dos canais apresentam uma leve diferença no tempo dos jogos. É o delay (atraso) da imagem. Às vezes, chega a alguns segundos.
Não era o caso hoje entre Globo e Sportv, devia de ser de pouco menos de um segundo. Pode parecer frescura mas faz muita diferença quando há alguém por perto gritando a cada gol. A comemoração alheia entrega o desfecho do lance, tirando muito a graça do momento. Em cobranças de pênalti então, praticamente transforma em VT o que você deveria estar vendo ao vivo.
Apelei pra Globo, que, além da melhor imagem, tem sempre a imagem mais atual. Lá, acompanhado das eternas gracinhas entre Galvão e Arnaldo, gritei ao mesmo tempo que os vizinhos nos gols contra de Ayala e de Daniel Alves.
Como falei acima, os comentaristas não costumam ser tão decisivos na minha escolha mas a presença de um André Lofredo ou João Carlos Assumpção, pra citar apenas os malas do Sportv, podem e fazem com que eu tire do Canal Campeão. Não suporto esses dois. Depois posso explicar mais minha intolerância com eles mas basicamente é porque são péssimos, não entendem nada.
O último critério é a exibição, durante o jogo, de gols de outros jogos. Atualmente esse não costuma influenciar muito porque todas têm mostrado o que acontece nos jogos simultâneos.

5 comentários:

Ricardo Amorim disse...

Esse delay é ainda mais crítico em TVs via satélite, como SKY e DirecTV. rola um atraso que pode chegar a cinco segundos, uma eternidade pra uma transmissão ao vivo.

José Augusto Freire disse...

Ontem passando pela Bandeirantes assisti um jogo de handebol da seleção brasileira.
Locução do Silvio Luiz é um show de bizarrice a comentarista não conseguia comentar. O Silvio Luiz berrava toda hora.

Rodrigo disse...

José, houve um tempo, lá na época do Show do Esporte, aos domingos na Band que eu me divertia com o Sílvio Luiz. Hoje tá difícil de aturar!

Anônimo disse...

Eu só posso crer que André Lofredo e João Carlos Assunpção sejam apadrinhados de alguém .

Anônimo disse...

Caro Rodrigo, Esse Delay a quem vc se refere e aquele que jogou no Fluminense ?