quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quantidade x Qualidade


Nos últimos anos aumentou muito o número de narradores e comentaristas em ação, principalmente no Sportv, devido à transmissão em PPV de todos os jogos do campeonato. Claro que isso tem impacto direto na qualidade dos comentários. Considero que uns 50% dos narradores/comentaristas estão bem abaixo do nível aceitável de qualidade. Já falei um pouco de alguns aqui.

Agora falo de mais um que vem me incomodando com seus comentários óbvios, falta de conhecimento e pouca intimidade com o microfone.
Müller foi um bom jogador, artilheiro e vencedor. Mas às vezes me parece que as emissoras consideram o passado dentro do campo como único critério na hora de contratar um novo "especialista".

Ontem durante o pré-jogo de Palmeiras x Flamengo ele soltou:
"Dificilmente esse jogo será 0x0, até porque a vitória interessa aos dois times".
Uma frase contendo duas obviedades irritantes.
A primeira é mais evidente: Alguém tem notícia de um jogo onde a vitória não interessa aos dois times? Às vezes, até uma derrota basta, mas a vitória SEMPRE interessa, não importa o quão esdrúxulo possa ser o regulamento da competição.

A outra é um pouco mais sutil e, a favor do Müller, é bom frisar que tem sido muito comum, inclusive entre os treinadores em atividade.
Não precisa ser gênio pra dizer que o resultado do jogo dificilmente será um empate sem gols.

Vamos aos números: Até o início da 16a rodada, foram disputados 150 jogos no campeonato e apenas 11 (7,3%) terminaram sem gols. Ou seja, QUALQUER jogo dificilmente será 0x0, Müller. Não precisamos que você nos diga isso.

Um comentário:

Ensaio sobre o nada disse...

Cabe ainda tecer o seguinte comentário sobre o "comentarista" Muller, qual seja, a falta de intimidade com a língua portuguesa. Já presenciei erros de gramática constrangedores do citado ex-jogador.
Na linha destes ex-jogadores-comentaristas, acho que cabe uma ressalva ao Caio, que se mostra talentoso e inteligente na nova profissão. Quer parecer que vai se sair melhor do que foi como jogador.