terça-feira, 28 de abril de 2009

Vantagem?

É sempre assim. Ao final da fase de grupos da Libertadores, comentaristas, narradores, jogadores e treinadores falam em conseguir uma boa colocação geral para garantir que os jogos decisivos dos confrontos das fases seguintes sejam em seus estádios. Parece óbvio para todos que decidir em casa é melhor. Mas será que é mesmo? Talvez sim, mas sinto falta dos números que comprovem isso. Nunca vi estatística nenhuma a respeito e tenho a impressão que se fizéssemos um levantamento criterioso poderíamos chegar a números surpreendentes.
Posso estar completamente errado e os dados realmente serem a favor da teoria do "decidir em casa é vantagem" mas, principalmente após a implantação da regra do gol fora ser critério de desempate, acho que há um equilíbrio grande entre os vencedores dos confrontos que decidiram como mandantes e visitantes.
O que mais me impressiona é que todos falam que conseguir o mando de campo no segundo jogo é muito bom mas nunca vi ninguém mostrando a porcentagem de vitória nesses casos. Cadê os números? Faz-se tantos cálculos inúteis, como a chance dos times serem campeões faltando 10 rodadas para o fim do campeonato, e não tem um Oswald de Souza que nos apresente esses dados. Por que?

Um comentário:

Ricardo Amorim disse...

O PVC deve saber isso. Manda um email pra ele.